Respostas

A melhor resposta!
2013-11-28T15:09:47-02:00
Obs.: O conceito de país socialista/ comunista é relativo em função da retórica governamental e da análise sociológica.

A) Atualmente os países internacionalmente reconhecidos como socialistas são Cuba, Coreia do Norte, China, Vietnã e, segundo discurso oficial, a Venezuela como hibrido entre democracia liberal e socialista.

B) Os quatro países citados inicialmente possuem regime político: republicano com congresso de parlamentares orientados pelos partidos comunistas nacionais, em geral são reconhecidas ditaduras  pois os mesmo grupo político domina o aparelho do Estado, com forte exclusão da maioria da população nas decisões políticas. A Venezuela permanece com eleições e oposição no parlamento. 
No plano econômico: A China pode ser concebida como socialismo de mercado, pois foram feitas reformas capitalistas a partir da década de 1970 naquela país, atraindo boa parte dos investimentos internacionais. A Coreia do Norte tem economia fechada e forte controle estatal sobre o território e agentes econômicos, sendo zero a taxa de impostos, pois todos os serviços são estatais, mas há poucos investimentos externos sendo realizados na capital. Cuba comercializa com toda a América Latina, mas sofre embargo econômico norte-americano, a economia é amplamente estatal, mas tem sido aberta e recepctiva ao capital estrangeiro nos últimos anos. A Venezuela sofre forte processo de estatização da economia nacional, sendo a base de recursos nacionais basicamente provenientes da exportação de petróleo.
Aspectos sociais: todos esses países possuem traços de subdesenvolvimento e condições precárias de vida, com recorrentes desabastecimentos de mercadorias, estando constiuída uma classe dirigente burocrata com acesso a recursos materiais. 
1 5 1
obrigada henrique vc é uma bvenção q Deus te dê muito mas sabedoria