A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou estudo que revela que 28 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de doenças provocadas por água contaminada,condições sanitárias precárias e falta de higiene. Doenças como febre tifoide, cólera e esquistossomose poderiam ser evitadas se houvesse maior cuidado com o tratamento do esgoto.
a) A imagem da reportagem representa a Esquistossomose, pois há a presença de caramujos.Qual a relação dos caramujos com essa doença? Explique sua resposta.
b) Uma das consequências da verminose para o hospedeiro é o quadro que se vê abaixo:Nessa fase, a verminose é conhecida como Barriga d´água. Por que isso ocorre?

1

Respostas

2013-11-28T16:35:11-02:00
A) Os caramujos são importantes para a fase de maturação da larva. Eles se comportam como hospedeiros intermediários, em que a larva miracídio, entra no caramujo, e saí de lá como cercária (fase larvar que penetra na pele do homem). 
b) Os vermes (Schistossoma mansoni), se alojam nas veias do fígado e intestino, e as obstrui. Com isso, na fase crônica o figado e o baço aumentam, e aumenta a quantidade de liquido na cavidade peritonial (que é a ascite), e é popularmente conhecida barriga d'água. 
2 4 2