Respostas

A melhor resposta!
2013-11-28T22:19:00-02:00
No geral, em uma redação de conter a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Na introdução você deixa claro sobre o que será falado, algumas características, e pode até ser colocado ALGUNS pontos que deixem evidente seu posicionamento diante do assunto tratado.
No desenvolvimento você organizará seus argumentos, que defendam seu posicionamento, deixe claro se você é a favor ou não sobre o assunto, mas faça isso com argumentos racionais e bem fundamentados, para que os corretores não pensem que você está "enrolando". Não faça parágrafos muito grandes, no máximo 5 ou 6 linhas, pois a leitura fica cansativa e o texto desorganizado, com uma estrutura "feia".
Deixe o texto com certa linearidade, que um paragrafo seja 'continuação' do outro. Mas lembre-se, não fique repetindo ideias no texto. Seja clara, sempre educada, e nunca envolva seu emocional. Se você é a favor ou contra mostrará isso com argumentos, e não com a emoção.
Na conclusão é onde você conclui o assunto. Você pode mostrar uma breve revisão, reforçando sua posição, ou apresentar uma forma de intervenção. E NUNCA termine uma redação com uma pergunta, pois no próximo ano você pode voltar para respondê-la. rs
Veja qual será o 'tipo' de redação a ser feita nesse seu vestibular, se é Carta do Leitor; Artigo de Opinião; Dissertativo-argumentativo, comentário crítico interpretativo, entre outros, pois cada um desses 'tipos' possui uma estrutura a ser seguida. Se você não seguir essa estrutura, tchau e bença. Se o erro for muito grotesco pode até ter a redação zerada. Essa informação sobre o tipo de redação consta do edital do vestibular a ser feito.
Nunca fuja da proposta dada na prova.

Boa sorte! Espero ter ajudado.

2 5 2
Ah, se tratando do posicionamento, nunca fique em "cima do muro". Mesmo que você não saiba, crie argumentos (bem fundamentados, lembre-se) defendendo um dos dois (a favor ou contra).
2013-11-28T23:07:48-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Aqui vai um resumo que fiz,baseado em um livro de redação que tenho e que estudo em cima dele para concursos.