Respostas

2013-11-29T11:15:44-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A)Cl2 + MgBr---->MgCl2 + Br
b)Ca(NO3)2(aq) + Na2CO3(aq) --> CaCO3(s) + 2NaNO3(aq)
A melhor resposta!
2013-11-29T11:18:30-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Alex,
A reação da letra B é uma reação de dupla troca.
Ela só acontece se: Os produtos forem mais fracos que os reagentes, e/ou os produtos forem voláteis, e/ou um dos reagentes for solúvel.

Como o nitrato é solúvel e está do lado dos reagentes, a reação ocorre, assim como o exercício tinha nos dito.

Ca(NO3)2 + Na2CO3⇒2NaNO3 + CaCO3

Agora a letra A.
É uma reação de simples troca; nela, quem ficou sozinho no primeiro lado(reagentes) tem que ser mais reativo do que quem ficou sozinho no lado dos produtos.
Sabendo que a regra de reatividade para não-metais é:

F>O>Cl>Br>I>S>C

(está em ordem decrescente)
O cloro é mais reativo do que o Bromo então a reação ocorre.

A reação fica Cl2 + MgBr2 = 2 Br + MgCl2

1 5 1