Respostas

2013-11-29T09:46:49-02:00
O protestantismo, movimento que teve como um de seus maiores líderes Martinho Lutero defendia que qualquer um poderia chegar a Deus, sem que fosse preciso de intermediários; bastava ler a Bíblia e o Espírito Santo guiaria o indivíduo. A essa altura a Bíblia era escrita apenas em latim, então Lutero traduziu-a para uma língua "comum" (o alemão), tornando-a acessível, e incentivou a educação geral da população, para que assim pudessem ter contato com a palavra divina.
Curiosidade: O site da Nova Escola diz que foi de Lutero, inclusive, a ideia de dividir a educação em ciclos(fundamental, médio,superior).
1 5 1
2013-11-29T09:57:54-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Sabrina, 

Lutero traduziu a bíblia do latim para o alemão, que era a língua que ele falava. Ele difundia a ideia que para chegar a Deus bastaria ler a bíblia, sem a necessidade de intermediários (os padres, na época).

Nesse sentido, respondendo à questão dessa ligação entre o protestantismo e a alfabetização, é que esse grupo de religiosos estimulou, fortemente, o aprendizado da leitura entre os adeptos do protestantismo para que cada um pudesse ler a bíblia, resultando em um maior número de pessoas que sabiam ler nos países de maioria protestante.

Isso se refletiu em que, tecnicamente, cada cidadão protestante era um potencial consumidor de livros, jornais e outras produções escritas, permitindo uma melhoria da escolarização como um todo e o desenvolvimento cultural e social dessas nações. Ainda hoje, podemos perceber nos jornais de lá que as matérias escritas são maiores que as de países de maioria não-protestante. Essa é uma das razões que contribuiu para um menor número de leitores e de livros lidos ao ano entre cidadãos de países não-protestantes, embora na atualidade já não haja essa relação tão forte como era em séculos anteriores.
2 5 2