Jackson
levou duas horas para percorrer 130 km com seu carro em uma estrada com
muitos defeitos na pista. Considerando em média, a mesma velocidade,
nas mesmas condições, se ele tiver que percorrer 600 km, demorará
aproximadamente:


Alternativas:

1 - 9 horas
2 - 8 horas
3 - 6 horas
4 - 11 horas

2
11 horas
Thadeu como chegou ao resultado 11 horas
Eu usei a explicação das grandezas proporcionais. O Henrique deu um passo além e usou anotações familiares à Física. O conceito é o mesmo. O Thadeuvai ter que fazer revisão :)

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-29T11:50:27-02:00
Resposta: Alternativa 1, aproximadamente 9 horas.

Resolução:

1) Encontrar a velocidade média nas condições de: S = 130 km e T = 2 horas

Velocidade média = Espaço / Tempo
Vm = Ds / Dt
Vm = 130 /2
Vm = 65 k/m

2) Encontrar o tempo gasto para percorrer 600 km na condição de V = 65 km

Vm = Ds / Dt
65 = 600 / Dt
Dt = 600 / 65 
Dt = 9,23 h





2 5 2
2013-11-29T11:52:45-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A proporção deve se manter, de acordo com o proposto. Temos que dizer quanto tempo Jackson levará para percorrer uma distância MAIOR. À mesma velocidade, pode-se facilmente entender que ele vai levar um tempo MAIOR. Se aumentamos a grandeza Distância e provocamos um aumento proporcional na grandeza Tempo, temos uma proporção direta - aumenta uma, aumenta a outra.

130 km --- 2h
600 km --- x

A famosa multiplicação cruzada: o numerador de uma razão multiplica com o denominador da outra.
130x = 600*2 (armamos uma simples equação do primeiro grau com uma incógnita)
x = 1200/130
x= 9,23 h
1 5 1
Eu nem vi as alternativas, saí calculando. Letra a :)
Obrigado todas as duas explicações são ótimas mas optei por quem respondeu 1º.