1) Leia o poema a baixo e responda :

Mar Português ( fernando Pessoa)

Ó mar salgado, quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal!!
por te cruzamos, quantas mãe choraram,
quantos filhos em vão rezaram!
quantas noivas ficaram por casar
para que fosse, ó mar!
valeu a pena? tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
quem passar além do Bojador
tem que passar além da dor.
deus ao mar o perigo e o abismo deu,
mas nele é que espalhou o céu

O poema de Fernando Pessoa descreve aspectos da expansão maritima
portuguesa no seculo XV, dando inicio a um movimento que alguns estudiosos
consideram um primeiro processo de globalização. IDENTIFIQUE DUAS MOTIVAÇÕES
PARA EXPANSÃO PORTUGUESA e explique por que essa faze de expansão pode ser considerada um primeiro processo de globalização.

2

Respostas

2013-11-29T18:54:36-02:00
Seu alcance na expansão de território português e sua autonomia economica 
13 4 13
A melhor resposta!
2013-11-29T18:54:50-02:00
A  primeira motivação pode ser identificada pelo trecho "para que fosse, ó mar!', essa passagem remete ao apoio monarca às atividades marítimas e a construção naval, em ascendência na época, as invenções como a caravela, descobertas na astronomia e matemática e desenvolvimento de instrumentos náuticos foram impulsos para que se encorajasse esse tipo de navegação. O trecho "quem passar além do Bojador" remete a necessidade de expansão territorial, ou seja, a motivação econômica da burguesia em tempos de paz, que visava no cruzamento de fronteiras a possibilidade de encontrar novas terras e prosperar no comércio. 
A globalização teve início com a conquista das terras no novo mundo, possibilitada pelo transporte eficiente o encurtamento de distância entre terras longínquas, o que estreitou os laços culturais entre povos diferentes.
11 4 11