49 pontos, me ajudem por favor

O supervisor de uma fábrica tem um problema a resolver: seu setor costuma produzir 3000 peças em 5 dias, operando 6 máquinas iguais. A fábrica recebeu uma encomenda de 8000 peças, mas, por azar, duas máquinas estão em manutenção. Quantos dias serão necessários para atender à encomenda ?

(A) 20

(B) 25

(C) 30

(D) 35

2
Mandei uma msg para você Savanna. Leia antes de responder.
Tchau
sinalize a melhor resposta
Obrigada pela marcação Lukas :)

Respostas

2013-11-30T11:36:18-02:00
Regra de Três Composta:

Organizando a casa temos:

Peças                       Dias                           Máquinas:

3000                            5                                    6
8000                            x                                     4


São 4 maquinas na terceira coluna pois ele está te falando que duas estão em manutenção (6-2=4).

Agora a análise da proporcionalidade:

Quanto maior for a quantidade de peças maior serão os dias gastos, cabe uma relação de proporcionalidade.

Quanto maior forem as  quantidade de máquinas operando menos dias serão gastos, então não obedece uma relação de proporcionalidade, sendo assim invertemos somente esta coluna.

Então arrumamos a casa novamente: 

  \frac{5}{x}     =             \frac{3000}{8000} =   \frac{4}{6}   

 \frac{5}{x} =  =   \frac{12000}{48000}

12000x = 240000
x=240000/12000
x=20 dias

Portanto letra a) 20 dias.
                              



A melhor resposta!
2013-11-30T12:39:51-02:00
Peças           Dias          Máquinas
3000               5                 6
8000               x                 4 

(4 máquinas pois duas estão em manutenção)

6 máquinas produzem 3000 peças, sendo assim, cada máquina produz:

 \frac{3000}{6} =500

Cada máquina produz 500 peças dentro de 5 dias, sendo assim:

\frac{500}{5}=100

Cada máquina produz exatamente 100 peças por dia.

Encomenda: 

8000 peças - 4 máquinas
4x100= 400 
Todas as 4 máquinas irão produzir 100 peças por dia, sendo que cada uma produz 100, então o total de peças a ser produzida no dia é de 400.

\frac{8000}{400}=20

As 8 máquinas irão terminar a encomenda em 20 dias.
Alternativa A

Espero ter lhe ajudado'
1 5 1