Respostas

2013-12-01T09:24:02-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O que é a fissão nuclear?
A fissão nuclear trata-se de uma reação nuclear na qual um núcleo pesado (como por exemplo o do urânio), se divide em duas partes de igual grandeza. A estas partes designamos por produtos de fissão. A particularidade deste processo nuclear é que é acompanhado pela emissão de dois ou três neutrões e radiações. É um processo exoenergético com a libertação de uma enorme quantidade de energia - Energia de Fissão. 

A fissão do núcleo raramente ocorre de uma forma espontânea na natureza. É também induzida se bomardearmos núcleos pesados com um neutrão, que, ao ser absorvido, torna o núcleo instável. 

Por exemplo no caso do Urânio Radioativo - o 235U. Quando bombardeado com um neutrão, vai dividir-se em dois pedaços menores, emitindo neutrões e muita energia. 
Não sei se fui claro. Qualquer dúvida disponha! 
1 5 1
2013-12-01T21:03:28-02:00
O átomo é composto por núcleo e eletrosfera o núcleo é constituído por prótons( cargas +) e nêutrons (cargas nulas 0 ) a parte exterior do átomo é chamada de eletrosfera onde ficam os elétrons girando em torno do núcleo. As reações químicas a  acontecem na eletrosfera na camada de valência que é a ultima camada onde sobra ou falta elétrons todas as reações químicas acontecem na eletrosfera.
Reação Nuclear: o núcleo é constituído de prótons que tem cargas positivas e nêutrons os nêutrons tem a finalidade de afastarem as cargas positivas dos prótons por que carga positiva com carga positiva se repelem  e é justamente isso que ocorre numa reação nuclear alguns nêutrons são retirados do núcleo do átomo(s) e com isso desestabiliza o núcleo deste átomo que vai retirar de outro átomo nêutrons para se estabilizar e sucessivamente isso vai causar uma enorme movimento sinético gerando grandes quantidades de energia esses átomos são colocados em varetas e essas varetas em tanques que tem a sua temperatura controlada a água desse tangue é super aquecido e assim faz com que a energia produzida seja utilizada para girar as turbinas( movimento mecânico) e assim produzir energia nuclear.