Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-12-01T16:56:36-02:00
* Derivação prefixal ou prefixação
ex: dispor, contrapor (acréscimo de prefixo na palavra primitiva)

* Derivação Sufixal ou Sufixação
ex: palidez (derivado de pálido), alfabetização (derivado de alfabetizar)
* Derivação Parassintética ou Parassíntese
ex: empalidecer, amanhecer (acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo na palavra primitiva)
* Derivação Regressiva
ex: recuo, venda, apelo (formados a partir de verbos)
* Derivação Imprópria
ex: o correntista fantasma (ocorre quando a palavra sem ter acréscimo em sua forma, muda de classe gramatical)
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2013-12-01T17:07:13-02:00
Derivação prefixal
exemplo: compor

derivação sufixal
exemplo: flacidez

derivação parassintética
exemplo: anoitecer

derivação regressiva
exemplo: resgatar---->resgate

derivação imprópria
exemplo: não aceito um não como desculpa ------> não, um advérbio, converteu-se em substantivo.
1 5 1