1-Por que a Revolução Industrial teve como berço a Inglaterra?

2- De onde vieram os recursos financeiros para iniciar a Revolução Industrial?

3- Como era a vida do trabalhador na época da Revolução Industrial?

4- Quais foram as primeiras máquinas desenvolvidas neste período?

5-Como era a vida nos bairros operários?

1

Respostas

2013-04-15T20:05:58-03:00

1) Esse fato pode ser explicado por diversos fatores, a superacia naval inglesa, a disponibilidade de mão-de-obra, adisponibilidade de máterias-primas e monarquia parlamentar.
2)No início da revolução os empresários impõem duras condições de trabalho aos operários sem aumentar os salários para assim aumentar a produção e garantir uma margem de lucro crescente. A disciplina é rigorosa mas as condições de trabalho nem sempre oferecem segurança. Em algumas fábricas a jornada ultrapassa 15 horas, os descansos e férias não são cumpridos e mulheres e crianças não têm tratamento diferenciado.
Surgem Movimentos operários por causa dos conflitos entre operários, revoltados com as péssimas condições de trabalho, e empresários. As primeiras manifestações são de depredação de máquinas e instalações fabris. Com o tempo surgem organizações de trabalhadores da mesma área.
Os trabalhadores conquistam aos poucos o direito de associação e em 1824, na Inglaterra, são criados os primeiros centros de ajuda mútua e de formação profissional. Em 1833 os trabalhadores ingleses organizam os sindicatos (trade unions) como associações para obter melhores condições de trabalho e de vida.
3)As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doen

4)Primeiras invenções – A máquina de tear, a máquina a vapor, o barco a vapor, o telégrafo, a locomotiva.
5)De uma maneira bem curta direta e objetiva foi o seguinte:
Os operários quando começaram a surgir as primeiras industrias, não tinham uma organização que o defendesse e por isso era explorado ao máximo. Dormia muitas vezes no local onde trabalhava, ganhava um baixo salário. As mulheres e as crianças tambem trabalhavam e por mais de 12 horas diárias. Comiam mal, vestiam mal e passavam as vezes por mendigos. Quando ficavam doentes não tinham assistencia nenhuma. Foi a partir dai que muitos começaram a se unir para lutar por direitos que conhecemos hoje.

ça, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precarieda

 

3 5 3