Respostas

2013-12-03T11:15:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a_{1}=10
a_{2}=40

q=a_{2}/a_{1}=40/10=4

S_{n}=a_{1}(q^{n} - 1)/(q - 1)
S_{20}=a_{1}(q^{20} - 1)/(q - 1)
S_{20}=10(4^{20} - 1)/(4 - 1)
S_{20}=10((2^{2})^{20} - 1)/3
S_{20}=10(2^{40} - 1) / 3
S_{20} = 10([2^{10}]^{4} - 1) / 3
S_{20} = 10(1024^{4} - 1) / 3
S_{20} = 10(1099511627776 - 1) / 3
S_{20} = 10(1099511627775) / 3
S_{20} = 10(366503875925)
S_{20}=3665038759250
___________________________

A única exceção da fórmula de soma dos n termos de uma P.G é quando o módulo de sua razão está entre 0 e 1.
Quando isso acontece, usa-se a fórmula S_{n}=a_{1}/(1 - q)
Quando não acontece, a fórmula usada é S_{n} = a_{1}(q^{n} - 1)/(q - 1)
1 5 1
2 elevado a 22 = 4194304
Ah sim, então primeiro tenho q fazer o 4 elevado a 12 pra depois fazer o -1?
Sim, não dá pra diminuir 1 de 4¹² sem resolver a potência
Agra entendi, muito obrigado! :D
De nada, qualquer coisa só postar :)
A melhor resposta!
2013-12-03T16:08:50-02:00
Sn=a1.(q^n-1)/q-1
sabemos que
a1=10
q=4

S12=a1.(q^n-1)/q-1
S12=10x(4^12-1)/3
S12=10x16777215/3
S12=555924050
1 5 1
Não...é dividir 4 elevado a 12 menos 1 por 3
Ah simm, obrigado (PELA TERCEIRA VEZ) kkkk
Obrigada,é porque só se vc agradecer pelas respostas é que podemos subir de categoria
Sim sim, tomara que voce suba! :D
Se tiver alguma dúcvida e ninguém responder,é só botar no meu perfil ;)