4. As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação. (MORAN, José Manuel. Tecnologias na educação. In. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Publicado na revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23,n.126, setembro/outubro 1995, p. 24.) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:

a) As novas tecnologias se fazem inimigas da boa aprendizagem de nossos alunos, pois impedem o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas de nossos alunos tornando-os seres alienados ao mundo em que vivemos.
b) As tecnologias de comunicação substituem o professor, pois a antiga tarefa de passar informações é deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD.
c) As tecnologias de comunicação são instrumentos que podem possuir um aspecto transformador ou consumador de uma relação pedagógica, isto é, podem ser usadas para um aprendizado encantador e progressista, ou para uma prática conservadora e reprodutora das desigualdades sociais.
d) É maravilhoso crescer, evoluir e comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio, porém o melhor mesmo é ter aquele professor que domina o conhecimento e sempre o passa da mesma maneira conservadora.

1
Aguem me ajuda, por favorrr??

Respostas

2013-12-03T20:04:53-02:00
c) As tecnologias de comunicação são instrumentos que podem possuir um aspecto transformador ou consumador de uma relação pedagógica, isto é, podem ser usadas para um aprendizado encantador e progressista, ou para uma prática conservadora e reprodutora das desigualdades sociais.  (Quero melhor resposta ! )
2 5 2