o sal de cozinha é resultado da ligação de 2 elementos quimicos . estes elementos qumicos são muito abundantes na agua do mar , de onde a maior parte do sal utilizado .

pergunta : qual é o tipo de ligação quimica que forma as moleculas do sal de cozinha ? justifique

2

Respostas

2013-04-15T22:58:55-03:00

O sal de cozinha é formado por Cloro (CL) e Sódio (Na) então NaCl é a fórmula do cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha. O cloro possui 7 elétrons na sua camada de valência precisando receber apenas um para atingir a regra do octeto (8 elétrons na ultima camada), já o sódio possui apenas um elétron na camada de valência precisando cedê-lo para ser instável, com isso a ligação é iônica, ou seja, o sódio "doa" seu elétron para o cloro.

2 5 2
2013-04-16T11:24:53-03:00

Existem 3 tipos de ligações Químicas,são elas a saber:

IÔNICA

COVALENTE

METÁLICA

Nas ligações iônicas como o próprio nome diz é uma ligação que acorre com a participação de ÍONS,ou seja, vai haver  íons cátion com íons ânios..

no caso da ligação que acorre com o sal de cozinha (cloreto de sódio) temos um exemplo de ligação de iônica..

como acorre essa ligação??

veja só é bem simples,o sódio Na é um metal do familia 1A (Alcalino) ,tais metais têm sempre a tendência a doar um elétron de sua camada de valência,ou seja,  de sua última camada para assim se estabilizar de acordo com a regra criada em 1919 conhecida como regra do octeto que fala que um elemento químico só é estável com 2 ou 8 elétrons na sua última camada,para assim se asemelhar aos gases nobres elementos estáveis da tabela períodica ...já o cloro e da familia 7A(Halogênios) tais elementos têm sempre a tendência a receber um elétron para assim se estabilizar de acordo com a regra do octeto..Sendo assim a formação se dá atravéis da união do cátion sódio com ânion cloro:

Na+  + Cl -   ---------> NaCl

QMA------>(III)

1 5 1