Respostas

2013-12-04T01:34:17-02:00
Os hormônios podem ter atividade: autócrina, parácrina e endócrina. Dizemos que um hormônio tem atividade autócrina, quando é capaz de agir sobre as próprias células que o produzem. Já quando ele age em células vizinhas às que o produzem, sem que para isso tenha que atingir a corrente sanguínea, falamos em atividade parácrina. E, finalmente, quando um hormônio age em células distantes ao seu local de produção, chegando até lá pela corrente sanguínea, chamamos de atividade endócrina.

Secreção dos mensageiros químicos

Em muitos locais do nosso organismo, a comunicação entre as células é mediada pela secreção de um mensageiro químico, que ativam células pela interação com receptores específicos. segundo alguns autores, tal secreção pode ser de quatro tipos:

· a secreção autócrina ocorre quando uma célula secreta um mensageiro químico para atuar em seus próprios receptores, como por exemplo a produção do fator de crescimento epidérmico.

· na secreção parácrina os mensageiros químicos atuam sobre células adjacentes, sendo este um modo se ação de muitas células do sistema neuroendócrino difuso.

· a secreção endócrina é a secreção de mensageiros químicos (hormônios) para a corrente circulatória, atuando sobre tecidos distantes.

· a secreção sináptica se refere à comunicação por contato estrutural direto de um neurônio com a outra por meio de sinapses, estando esta restrita ao sistema nervoso.
19 4 19