Um bloco cujo peso é de 50kgf, está sustentado por duas cordas verticais. Cada uma dessas cordas é capaz de suportar uma tensão de até 60kgf, sem se romper.
a) Qual é o valor de tensão T em cada corda?
b) Uma dessas cordas poderia ser usada, sem se romper, para sustentar a esfera de 50kgf, na posição mostrada? Poderia ser usada pela pessoa para puxar lateralmente a esfera?

PS: Na imagem o valor não aparece, é 50kgf

1

Respostas

2013-12-04T11:05:54-02:00
Um bloco cujo peso é de 50 Kgf, está sustentado por duas cordas verticais. Cada uma dessas cordas é capaz de suportar uma tensão de até 60 Kgf, sem se romper.

a) Qual é o valor da tensão T em cada corda?
o valor total do peso é de 50 kgf, como as cordas estão anulando esse valor, as duas juntas devem ter 50 kgf, como elas estão simetricamente colocadas de forma vertical, então a força divide igualmente, sendo 25 kgf para cada corda.

b) Uma dessas cordas poderiam ser, usadas sem se romper, para sustentar a esfera de 50 Kgf de cima para baixo ou seja como se estivesse caindo? Poderia ser usada pela pessoa para puxar lateralmente a esfera?
Sim, pois o limite da corda é de 60 kgf, e a esfera pesa 50 kgf.
Poderia puxar lateralmente , mas depende da aceleração, 60 kgf=600N , e tipo, essa é a força máxima que a corda aguenta, como a força pode ser escrita F=ma , a massa dela é de 5 kg então
60=5*a, a=12 m/s² , então, a corda pode puxar lateralmente, porém, no máximo gerando uma aceleração de 12m/s²

6 5 6