Respostas

2013-04-16T01:53:37-03:00

Uma em cada onze espécies de mamíferos existentes no mundo é encontrada no Brasil (522 espécies), juntamente com uma em cada seis espécies de aves (1.622), uma em cada quinze espécies de répteis (468), e uma em cada oito espécies de anfíbios (516). Muitas dessas são exclusivas para o Brasil, com 68 espécies endêmicas de mamíferos, 191 espécies endêmicas de aves, 172 espécies endêmicas de répteis e 294 espécies endêmicas de anfíbios.

 

Apesar de toda esta riqueza, a fauna silvestre está sendo ameaçada por uma verdadeira exploração predatória. O desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória são fatores que vêm exterminando muitos animais e diminuindo a riqueza da fauna.

Novas espécies estão sendo descobertas e imediatamente consideradas ameaçadas de extinção.

 

 O comércio ilegal de animais silvestres é um dos grandes problemas enfrentados na conservação da fauna brasileira. Milhões de bichos são mortos pela ganância de quem vende e pela desinformação de pessoas que criam bichos selvagens como se fossem animais domésticos.

 

 Calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire, anualmente, cerca de 12 milhões de animais de nossas matas. Outras estatísticas estimam que o número real esteja em torno de 38 milhões. Alguns desses animais correm sério risco de extinção. A extinção de uma espécie significa o fim de um legado dentro do universo como um todo, uma perda insubstituível e irreparável.

 

Anta (Tapir)  Já era conhecida na época dos Tupinambás que a chamavam de Tapirussú, da qual aproveitavam o couro para fazer escudos para a guerra e a carne, que era assada no moquém, que segundo os franceses da França Antártica do Século 16, teria o mesmo gosto daquela do boi. Hoje em dia provavelmente viva em refúgios na Juréia e muito dificilmente no fundo da mata no Litoral Norte. Está ameaçada de extinção. É mais facilmente encontrada no Pantanal.

  

Bugio  Macaco habitante da Mata Atlântica que em toda sua exuberância na época da colonização, cobria todo o litoral, estendendo-se para dentro do Estado de São Paulo, por parte do interior e em todo o Vale do Paraíba. Este era o habitat original do Macaco Bugio, que possui um grito forte e característico, emitido pelos machos. Hoje ainda vive na Mata Atlântica e nas reservas que resistiram nas montanhas da Serra da Mantiqueira, ao longo do belíssimo Vale do Paraíba.

 

Onça   Está ameaçada de extinção. É mais facilmente encontrada no Pantanal. Nunca houve um caso de onça que atacasse o homem a não ser quando acuada. Mesmo na época dos Índios Tupinambás, estes afligiam terríveis torturas às onças que capturavam, antes de matá-las (há registros de que esses animais atacavam os Índios).

 

Queixada Vive em grandes bandos de até mais de cem animais, número este hoje em dia reduzido pela perda e redução do habitat natural. A vara de Queixada é muito perigosa, temida até mesmo pela Onça.

 

2013-04-16T08:40:06-03:00

Facilitando, quando um animal e predado de forma exagerada , na maioria das vezes ocasionado pelo homem , seu número de indivíduos começa a decair com isso as espécies que eles comião ou servião de alimento ,também iníciam um processo decrecivo.Finalizando a caça irresponsável de uma espécie causa  o desequilíbrio da vida de determinada região.

 

Espero ter simplificado as coisas,abraz

2 3 2