'' 1 - Em 3 dias de trabalho, 6 confeiteiros fazem 480 tortas.Em quantos dias 2 confeiteiros poderão fazer 320 tortas? ''
estou em dificuldade nesse problema em relação as flechas e como interpretar o problema , a pergunta que faz pro problema começa no lado que está o X ,que no caso seria os dias??

Dias Confeiteiros Tortas
3 6 480
x 2 320

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-04T20:51:23-02:00
Exatamente, você começaria perguntando ao lado onde está a incognita, nesse caso você poderia começar com a seguinte pergunta: ''Se os dias diminuirem, será nescessários menos, ou mais confeiteiros?'' No caso a resposta seria mais confeiteiros, então você procede fazendo a mesma pergunta para o lado das tortas:''Se os dias diminuirem, as tortas irão aumentar ou diminuir?'' Elas iriam diminuir.
Fiz um desenho para demonstrar como ficariam as setas: http://sketchtoy.com/56762244

Então, é só você proceder com a formula que ficaria:

3   =      2     x     480    o valor da segunda coluna inverte pelo fato de sua seta estar
x           6            320    oposta ao das outras duas.

3  =     960        simplificando:      3  =   1           6  = x
x        1920                                 x       2

Espero ter ajudado.

  

         

1 5 1
Você salvou a minha vida , entendi tudo agora muito obrigada
2013-12-04T21:04:46-02:00
Isso se chama regra de  três composta e o seu resultado e 1,5 deu um numero quebrado