Respostas

2013-04-16T13:54:22-03:00

Líquidos são geralmente imaginados como sendo um estado "intermediário" da matéria entre sólidos e gases, visto que a passagem usual de um sólido para o estado gasoso atravessa a fase líquida. Propriedades dos líquidos dão suporte a essa visão, como por exemplo as velocidades de difusão e escoamento, que são menores que as dos gases, porém maiores que as dos sólidos. A queda de uma pessoa na água acima de certa altura pode provocar ferimentos graves ou morte, o que demonstra que a água líquida é seguramente dura, apesar de o sê-lo menos que um sólido.

Num líquido, as moléculas estão bastante próximas, quase tão próximas quanto em um sólido, porém apresentam um grau de desordem semelhante a um gás. Essa estrutura é responsável pelas características do estado líquido.

A formação do líquido tanto pode ser através da fusão de um sólido, como pela condensação de um gás. Durante a fusão, a energia absorvida produz uma diminuição das forças atrativas entre as moléculas, íons ou átomos no sólido. Na condensação, a energia é liberada para o meio ao tempo em que as moléculas são mais unidas pelas forças de atração (a união das moléculas nesse caso é um processo exotérmico). Um líquido se assemelha a um sólido porque suas moléculas estão bastante próximas umas às outras, porém em estrutura desordenada, e aí há uma semelhança com os gases. Verifiquemos pois as propriedades dos líquidos e porque eles assim o são.

3 2 3