Respostas

A melhor resposta!
2013-12-05T16:39:28-02:00
As diferenças são: O realismo trata de desvendar de modo piscicológico e individual o comportamento das pessoas, o porque de suas inclinações, e seus textos relatam os sentimentos das pessoas, já o naturalismo não, ele tenta provar pensamento positivista, que baseado na teoria da evolução de Charles Darwin, que diz que se as pessoas são animais também, então pensam com um também, tentam provar que o homem é fruto do meios em que vive, por exemplo: Se eu nasci num lugar pobre, minha tendencia é de continuar pobre igualmente, nos seus textos procuram ao máximo não tratar ninguém de modo individual, e sim inserido em um grupo de pessoas, como um todo, como um "bando" de animais, em seus textos também fazia-se muita associação ao reino animal, como por exemplo: ele se enfurecia como um leão. Eles no início de suas obras falam um pouco com modo individual apenas para atrair leitores.
O que os 2 tem parecido: Racionalismo e objetividade.
Realismo: Machado de Assis: Memórias Pótumas de Brás Cubas, Dom Casmurro
Eça de Queiros: O primo Basílio  
Naturalismo: Aluísio Azevedo: O cortiço, Casa de pensão
Raul Pompeia: O Ateneu 
Espero ter ajudado, bons estudos.
2 5 2
2013-12-05T17:41:53-02:00
O Naturalismo é uma escola literária que é muito conhecida como a radicalização do Realismo (por isso deve confundir). Entretanto, o realismo era focado em mostrar a sociedade no seu cotidiano. Já no naturalismo foi introduzido o "romance experimental".