Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-12-05T18:11:28-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
ETNO = etnia, cultura
CENTRISMO: centro, principal

Ou seja, juntando os dois significados da palavra entendemos "cultura no centro", ou seja, um individuo que considera que sua cultura é a melhor e a "correta". O etnocentrismo é uma aversão aos costumes de outros povos, repudiando e se negando a aceitar que possa haver outros modos de se viver culturalmente.

Infelizmente, muitas vezes este repúdio não fica só na opinião, mas também chega à violência. Já existe vários grupos que só possuem o objetivo atacar quem tem outra cultura, ou seja, vemos que o etnocentrismo está intimamente ligado à xenofobia.

Um exemplo bem comum de etnocentrismo na nossa história foi o que aconteceu com os portugueses assim que chegaram por aqui. Se achavam superiores, civilizados, e simplesmente viam como algo absurdo uma cultura onde não há roupas ou "modos" que foram inventados pelos próprios europeus. Assim, os colonizadores imporam sua cultura aos nativos, para que assim se tornassem "civilizados".
1 5 1
2013-12-05T19:38:39-02:00
Etnocentrismo é você utilizar uma etnia como centro.
No nosso caso nós temos uma etnia totalmente Eurocêntrica,ou seja utilizamos costumes,músicas,dialetos da cultura europeia..
Essa influencia vem pelo fato de que eles(europeus)  colonizaram o Brasil...
bjss