Certa escola, onde estudam alunos 5° a 8º serie no período diurno, promoveu um torneio de conjugação de verbos. O gráfico mostra o numero de alunos classificados em cada face. A porcentagem de alunos que chegaram a fase final em relação a 1º fase foi de:

2
1º fase-640, 2º fase-320, 3º fase-128, 4º fase-64, final-32.
Número de alunos 700.

Respostas

2013-12-06T18:08:14-02:00
Para resolver isso vamos usar regra de três:
Quantidades de alunos   x     Porcentagem
640                            →          100%
32                               →            x

640 * x = 100 * 32 
640x = 3200
 x =  3200/640
x = 5 %
Assim, agora entendi. Obrigada.
A melhor resposta!
2013-12-06T18:09:13-02:00
Ele quer saber a porcentagem de alunos que chegaram a fase final em relação a primeira fase. Pode-se calcular usando:
640/32= 20%

Ou pode pensar: Somando todas fases dividido pelo número de finalistas:
640+320+128+64=1152/32 = 36%
Como ele quer em relação a primeira fase dizemos que a porcentagem equivalente é de 20%


2 4 2
Mikely, é objetiva? Se for e tiver gabarito confira no gabarito. Será mais fácil. Até porque as duas respostas tem nas opções, fica dificil saber o certo. kk
Assim, agora entendi. Obrigada.
Ou então faz do jeito mais simples e mais explicado: 32/640= 0,05x100 = 5%. Agora que eu vi que você trocou a resposta, antes tinha dado 4,57, tinha estranhado.
Porque ela colocou 700 total de aluno, mas era pra usar os 640 :)
Agora sim!! Hehe.