Os países localizados na região denominada África do Norte apresentam características que os diferenciam dos países situados na África Subsaariana.

Entre as características dos países da África do Norte, destaca-se a

a) existência dos mais baixos indicadores socioeconômicos do continente.

b) economia em que prevalece a exportação de produtos agrícolas.

c) diversidade étnica e predomínio de religiões que cultuam a natureza.

d) predominância da população árabe e adepta da religião islâmica.

Questão 02)

O Sahel é conhecido como uma das regiões mais pobres da África. Localizada ao sul do deserto do Saara, essa faixa de terras apresenta um quadro estrutural marcado

a) pelo modo de vida tradicional vigente há séculos, o que constitui um fator de degradação do solo, contribuindo, inclusive, para o avanço do deserto, que cresce cerca de 100 mil hectares por ano.

b) pelos avanços tecnológicos recentes, o que tem permitido à população adaptar-se às precárias condições do meio e propiciado o aumento da densidade demográfica na região na última década.

c) pela manutenção da pobreza herdada do colonialismo, o que resulta na desestruturação da economia ancestral em função da ocupação das melhores terras para o cultivo de produtos de exportação.

d) pela restrição das migrações nas últimas décadas, o que tem solucionado o processo de avanço do deserto e a redução da crise na região, tornando a paisagem local menos suscetível à degradação.

Questão 03)

Sobre o continente africano é correto afirmar, exceto:

a) De forma geral, o continente se caracteriza pelo baixo nível de instrução escolar de sua população, apresentando um grande número de analfabetos.

b) O baixo nível de renda da maioria da população determina a formação de bolsões internos de pobreza, agravada pela má distribuição da renda.

c) Existe uma dependência das atividades primárias, como a agricultura e o extrativismo, o que explica a ocorrência de elevado número de trabalhadores neste setor na grande maioria dos países.

d) O desenvolvimento econômico localizado e setorizado, uma vez que apenas algumas áreas ou setores se desenvolvem – em geral, aqueles ligados às produções voltadas para o mercado externo –, determina a formação de “ilhas de prosperidade”.

e) As maiores cidades se localizam no interior do continente, para onde as populações se deslocaram no período da colonização.

Questão 05)

Um dos maiores problemas da atualidade é a expressiva carência alimentar de vários países africanos. O texto e o mapa a seguir descrevem esta situação.

CONDENADOS À FOME

No fim de julho, a ONU decretou que a região africana, em destaque no mapa, está sob estado de fome (...). Esse é o alerta que leva entidades de todo o mundo a enviar alimentos, remédios e médicos para atender os necessitados. Contudo, isso não ocorrerá na Somália. Seus habitantes não poderão ser socorridos pela solidariedade mundial, pois esse é o desejo do grupo Al Shabab, subordinados à Al Qaeda, que controla o sul do país.

Revista Veja – 10/8/2011. p. 98. Texto Adaptado.

Com base nas informações obtidas no texto e no mapa acima, é CORRETO afirmar que a fome na Somália está associada

a) à disputa de poder e aos conflitos territoriais, que desencadearam guerras civis em vários países do Sudeste africano.

b) à intensa seca, que tem sido a principal causa da desnutrição infantil, deixando a região devastada e em estado de extrema pobreza.

c) às raízes do flagelo do Noroeste africano, sustentadas pelo modelo de dependência econômica implantado pelo colonialismo europeu no continente.

d) aos problemas sociais do chamado Chifre da África, agravados em função da atuação das milícias, que impedem a entrada dos países ocidentais na Somália.

Questão 09)

Observando o mapa do continente africano a seguir verifica-se que muitas de suas fronteiras são retilíneas, fruto de uma divisão decidida fora de seus domínios, que levou em consideração os interesses das potências européias.

Essa divisão trouxe como consequência:

a) a concentração da população branca na porção meridional do continente.

b) a montagem de uma rede de transporte ferroviário para ligar as áreas litorâneas ao interior do continente.

c) a separação de etnias irmãs, enquanto etnias rivais foram reunidas em um mesmo território, provocando conflitos étnicos que duram até hoje.

d) o desenvolvimento de uma agricultura comercial de exportação feita em minifúndios policultores.

e) a independência das colônias africanas que possibilitou a unificação lingüística e religiosa das etnias que povoam o continente.

1

Respostas

2013-12-08T12:59:29-02:00
1- D
2- A (sem certeza)
3- E (sem certeza)
5- A
9- C
:)


7 3 7