Respostas

2013-12-08T13:19:41-02:00
Linguagem objetiva  - ela informa apenas os fatos e não demonstra emoção em nada que está sendo noticiado, nessa linguagem tudo é direto.

Linguagem subjetiva-  levam em conta a emoção,existe toda uma interpretação por trás do texto, nesse texto mostra a visão pessoal do  autor.
2013-12-08T13:24:14-02:00
Os temas subjetivos Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias. Os temas subjetivos estão presentes em muitos tipos de textos: podem estar expressos num poema, num pensamento, num provérbio, numa crônica, em contos e até em romance de ficção. Os temas objetivos Os temas objetivos procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos. São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial. O próprio jornal, quando quer veicular opiniões próprias, edita-as em seções especiais tais como editoriais e cartas aos leitores.