Respostas

2013-12-08T20:21:12-02:00
São 26 fileiras, é só ir somando os números ímpares. 13+15+17...
2 1 2
A melhor resposta!
2013-12-08T20:40:05-02:00
Para resolver, você precisa perceber que a quantidade de poltronas em cada fileira está em uma PA de razão 2. Sabemos que a soma dos termos dessa PA dá 448 lugares. Para completarmos a fórmula da soma, precisamos antes saber o a_n, para isso usaremos a fórmula da PA normal. (você pode fazer o caminho inverso, mas será mais complicado).

a_n = a_1+(n-1)*r

a_n = 13(n-1)*2

a_n = 13 + 2n -2

a_n = 2n +11

Agora que achamos o a_n, poderemos substituir na fórmula da soma de PA:

\frac{a_1 + a_n}{2}*n = 448

 \frac{13+2n+11}{2}*n = 448

n^2 +12n- 448 = 0

Fazendo bhaskara descobriremos que as raízes são -28 e 16. Como não é possível ter um número negativo de fileiras, 16 é a quantidade certa.
3 4 3
raiz de 1936 é 44, a bhaskara ficaria -> -12 +- 44 / 2
32/ 2 = 16 e -56/2 = -28
hum...muito obrigada!
De nada
; )