1) Se a reação 2HgO(s) ⇔2Hg (g) + O2(g) apresenta, a certa temperatura, Kc= 9.10^8, qual sera o valor do Kc caso considerarmos a equação: HgO(s)⇔Hg(g) + 1/2 O2 (g)

2) O equilíbrio: 2 NH3 ⇔ N2 + 3H2 tem as concentrações das substâncias iguais a: [NH3]= x mol/l [N2]= 0,4 mol/l [H2] 0,1 mol/l e Kc 0,01 a uma certa temperatura. Encontre o valor de x.

2

Respostas

2013-12-09T23:25:08-02:00
Exer 2  [NH3]²  /  [N2]  *  [H2]³    =  x  =  0,4 * (0,1 * 0,1* 0,1 )/ 0,1 = raiz0,004 mol de NH3

[NH3] = 0,2 mol/L
A melhor resposta!
2013-12-09T23:26:54-02:00
2HgO(s) ⇔2Hg (g) + O2(g)


Kc = X² . X / X²
9.10^8 = X
X = 9.10⁸ mol /L

HgO(s)⇔Hg(g) + 1/2 O2 (g)         
Kc = x  . √x / x

Kc  = 
√9.10^8 ~> 3.10⁴

2)
      O equilíbrio: 2 NH3 ⇔ N2 + 3H2 tem as concentrações das substâncias iguais a: [NH3]= x mol/l [N2]= 0,4 mol/l [H2] 0,1 mol/l e Kc 0,01 a uma certa temperatura. Encontre o valor de x.

Kc = [N2] . [H2]³ / [NH3]²
0,01 = 0,4 . [0,1]³ / X²

X² . 0,01 = 0,4 . 0,001
X² = 0,04
X² = 4.10⁻²
X = 0,2






1 5 1