Moléculas de ozônio (O3) são formadas e destruídas em reações não catalíticas na estratosfera. Estas reações são exotérmicas (liberam calor), conferindo, portanto o perfil típico de temperatura desta camada da atmosfera. Por estas razões, a intensidade da radiação UV na estratosfera é muito menor. Sobre o ozônio é correto afirmar: Alternativas 1 - Se não houvesse ozônio na alta atmosfera, não poderíamos ficar exposto ao sol; 2 - É um gás que se encontra em maior quantidade na termosfera; 3 - É um gás que se encontra em menor quantidade na parte alta da atmosfera (estratosfera); 4 - Absorve a radiação infravermelha; 5 - A camada de ozônio não interfere que os raios ultravioleta nocivos (UV-B) cheguem a Terra

1

Respostas

2013-04-19T11:02:25-03:00

Sua questão poderia ter 2 respostas a 1 e a 4. Mas fica por conta da interpretação.

 

1- Falso. Embora o ozônio seja  responsável pela filtragem ou bloqueio dos raios ultravioleta de fato se ele não existisse não seriamos protegidos contra os raios UV. Mas o erro deve está por conta de pela ausência de ozônio não permitir as condições de vida no planeta irradiados pelo Sol. Ou seja, não teriamos porque não ficar expostos ao sol pois não haveria vida para isso.

 

2- Falso. O ozônio não é o gás mais abundante na atmosfera e sim o Nitrogênio, seguido pelo oxigênio.

 

3- Falso.  A estratosfera é a camada ozonizada dentre as camadas da atmosfera.

 

4- Correto. Esse gás também absorve a radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, embora seu papel principal esteja relacionado com sua presença na ozonosfera, bloqueando parte da radiação ultravioleta do sol.

 

5- Falso. Interfere sim.

6 4 6