ME AJUDEM URGENTEMENTE POR FAVOR

1 - “Com o título de Guilherme III, Orange assumiu o trono britânico. Teve, entretanto, de assinar a Declaração de Direitos, que limitava seus poderes em vários aspectos. O rei não poderia, por exemplo, suspender lei alguma, nem aumentar impostos sem a aprovação do Parlamento. Estabelecia-se, assim, a superioridade do Parlamento sobre a vontade do rei: era o fim do absolutismo na Inglaterra”

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral.

A partir da constituição do Parlamento, que classe social passava a se fazer mais poderosa na política? Por que o funcionamento do Parlamento acenava com essa possibilidade de aumento de poder de tal classe?

2 - “Os mendigos velhos e incapacitados para o trabalho deverão pedir licença para mendigar. Para os vagabundos jovens e fortes, açoites e reclusão. Serão presos à parte traseira de um carro e se lhes açoitará até que o sangue emane de seu corpo, devolvendo-o em seguida, sob juramento, à sua terra natal e ao local onde residiram durante os últimos três anos, para que “se ponham a trabalhar”. (...) Em caso de reincidência, deverá açoitar-se o culpado e cortar-lhe metade da orelha: na terceira vez, será enforcado como criminoso perigoso e inimigo da sociedade.”

O texto acima faz parte de uma série de leis que tentavam impedir a dita “vadiagem” na Inglaterra, entre os anos de 1509 e 1549. Que situação ocorrida nesse mesmo período propiciava uma diminuição da possibilidades de trabalho principalmente para os camponeses? Que situação motivava essa nova situação? Como ela se relaciona com a Revolução Industrial?

3 - Leia o texto que segue com atenção:

“Com o objetivo de aumentar os lucros e expandir suas empresas, os industriais ingleses empenharam-se em obter não apenas liberdade econômica e ampliação dos mercados consumidores; havia também a busca por mão de obra barata para trabalhar nas fábricas.

Assim os operários recebiam, de modo geral, salários baixos. Estes eram tão reduzidos que, com muita frequência, toda a família (incluindo mulheres e crianças) era obrigada a trabalhar nas fábricas para sobreviver.

Em diversas indústrias, os operários trabalhavam mais de 15 horas por dia. Para se ter uma ideia do que isso significa, vale ressaltar que , na Inglaterra, por volta de 1780, um operário vivia, em média, 55 anos e trabalhava 125 mil horas ao longo da vida. Atualmente, nos países desenvolvidos, o operário vive cerca de 78 anos e trabalha 69 mil horas ao longo da vida”

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral.

Ao analisarmos a situação do operariado inglês durante a revolução industrial, salta aos olhos a exploração excessiva do trabalho. De que forma esse mesmo operariado se comportou frente às situações de extrema exploração pelas quais passava? Qual foi o impacto desse posicionamento?

4 - A marca característica da produção filosófica iluminista é, sem dúvida, o papel principal da razão. De maneira que, em toda análise conduzida pelos “filósofos das luzes” nota-se a importância da mesma na argumentação e análise desenvolvidos pelos autores.

Que exemplos do emprego dessa razão podem ser encontrados na produção filosófica iluminista sobre economia, política e natureza humana?

5 - “Em 4 de Julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca de felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França”

Por que pode-se afirmar que as reivindicações dos ex-colonos ingleses eram subversivas para a época? À quais características do modelo social vigente até então, os futuros estadunidenses se opunham com suas novas propostas?

1

Respostas

2013-04-17T17:57:53-03:00

Olá Amanda, espero que minha equipe tenha lhe ajudado da melhor forma

 

1.Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período.

 

2.A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.

 

3.- Introdução do uso de novas fontes de energia como, por exemplo, a nuclear.

- Desenvolvimento e início do uso da informática, principalmente por parte de empresas e governos. Posteriormente para todas as pessoas.

- Melhorias nas condições de trabalho com ampliação dos direitos trabalhistas.

 

4-A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico causam uma revolução produtiva. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.

 

5-As principais conseqüências do processo de industrialização são a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização. Para maximizar o desempenho dos operários as fábricas subdividem a produção em várias operações e cada trabalhador executa uma única parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem).

 

Aqui está, conforme o exercício proposto.

 

 

5 4 5