Respostas

2013-12-10T22:36:53-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Na filosofia, um dos preceitos básicos é que ninguém conhece totalmente a verdade. A verdade absoluta é chamada de dogma, e quem as defende são, por exemplo, as religiões. Percebe-se a contradição: as descobertas filosóficas são passíveis de discussão, questionamento, etc. Já os dogmas são incontestáveis.
Descartes era racionalista. Isso significa que ele voltava-se a investigação da realidade a partir da razão humana. Daí vem a famosa frase: "Penso, logo existo".
Seu método de obtenção da verdade era o uso do questionamento individual. Ex.: Deus existe? Sim, pois somos capazes de concebê-lo.

Bacon por sua vez era empirista, totalmente contrário a Descartes. Ele questionava o racionalismo e acreditava que as ideias e a investigação que levaria a obtenção da verdade seria possível através da experiência.

Resumão: Bacon procurava a verdade por meio da experiência, e Descartes por meio do pensamento e raciocínio lógico.
Essas duas vertentes filosóficas só começaram a caminhar unidas a partir de de Immanuel Kant.

1 5 1
Então Descartes achava que ia evitar o erro usando a razão, o questionamento, o raciocínio lógico!
Já Bacon, achava que o faria se primeiro observasse o mundo, depois tirasse conclusões.
Para ele a experiência era o ponto de partida.
AHHHHHHHHHHHHHh agora sim saquei tudoo valeuuuu
De nada ;) Boa noite!