Pergunta:De um total de 36 milhões de habitantes da África do Sul, 27 milhões são negros, dos quais, mais da metade estão distribuídas pelos 10 Bantustões criados pelo governo de Pretória: 6 autônomos e 4 proclamados independentes.
a) O que são Bantustões e por que foram criados?
b) Por que as autoridades sul-africanas persistem nesta política territorial não reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)?

1

Respostas

2013-12-11T14:18:19-02:00
So consegui resolver a letra A estou lendo uns textos aqui para responder a letra B

a)os bantustões são áreas ou melhor dizendo territorios ocupados por uma etnia ou raça exclusiva dentro de um país!!Na África do Sul era a forma mais forte do apartheid

eles foram criados para separar os brancos dos negros!por isso era a forma mais intensa do apartheid!!
me parece que a letra B é por que os habitantes dos bantustões de suas terras para trabalhar,e a mão de obra negra era barata e não tinha direitos,isso interessava ao governos branco que nomeava os lideres dos bantustões!

eu entendi esse motivo!mas lhe recomendo a pesquisar em blogs de geografia,historia e sobre a africa do sul que esta em evidencia devido a morte de mandela!!abraço!espero ter ajudado!!
ae letra A melhor explicada:
Bantustões eram reservas territoriais criadas na África do Sul, para abrigar os diferentes grupos étnicos. Sua criação visava a privar a maioria negra de qualquer direito nacional e a preservar a mão-de-obra abundante e barata.
agora a letra B
Essa política, cujo horizonte era a independência de todos os bantustões, constituiu uma alternativa da elite branca, ao voto universal, e terá, por conseqüência, o estabelecimento de um governo representado pela maioria populacional negra.