O que é um período composto por coordenação?????????

2
não agradeça cópias da internet. Denuncie. Tem fila de gente pra te dar explicações originais! É cópia é contra o regulamento. Se fosse pra ler o que o yahoo responde, a gente estaria lá, né?

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-12T15:29:35-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
"Pela manhã bebi o café enjoativo, comi um pedaço de pão sem manteiga." (G. Ramos) - Temos duas orações formando o período. Entre si são independentes, ou seja, uma não é sujeito, nem complemento, nem adjunto da outra. Por isso são chamadas coordenadas, tanto a primeira como a segunda. 
O período assim constituído de denomina composto por coordenação.
1 5 1
MUITO obrigada
Disponha!
Obrigado por escolher a minha resposta como a melhor! Ganhamos pontos extras juntos, eu e você, 4 pontos cada um.
:)
2013-12-13T12:54:30-02:00
Período composto
  
 É o período formado por mais de uma oração:
   correu brincou a tarde toda.
   pedi a meu pai um brinquedo mas ele disse que não podia comprar.
        sueli e Marta foram passear e encontraram júlia.
  A ligação entre as orações do período composto é feita usando-se as conjunções coordenativas e subordinativas.

 Meu irmão caiu e machucou o braço.
e: conjunção subordinativa aditiva.
    Tentei comprar um carro novo mas não tinha dinheiro suficiente.
              mas: conjunção coordenativa adversativa.
       Ele fala francês como um francês falaria.
    como: conjunção subordinativa comparativa.
Desta forma, podemos formar períodos compostos usando todas as conjunções coordenativas e subordinativas.Podemos, também, transformar dois períodos simples em um período composto, usando as conjunções para isto.Veja os exemplos:
                        estudou muito. Foi reprovado.
         temos aqui dois períodos simples: 
                  1°.Período: Estudou muito.
                   2°.Período.Foi reprovado.
Usando a conjunção coordenativa adversativa podemos juntá-los em um único período     
composto:
                Estudou muito porém foi reprovado.
  temos, então, um período composto formado por duas orações:
                       1°.Oração:estudou muito
                   2°.Oração :porém foi reprovado. 
Não compareceu à reunião.Estava doente.
temos aqui dois períodos simples:
      1°.Período:Não compareceu à reunião.
                  2°.Período: estava doente.
usando a conjunção coordenativa explicativa teremos:
        Não compareceu à reunião porque estava doente.
  período composto por duas orações:
   1°.Oração; não compareceu à reunião 
2°.Oração: porque estava doente.
Obrigada apesar de não precisar mais