Respostas

A melhor resposta!
2012-12-18T11:51:29-02:00

a) 4x²-4x+1=0                  x=  -b +/- \sqrt{Δ}  

    Δ=b²-4.a.c                                    2.a                                   Quando Δ=0, só existe 1 raiz real

    Δ=(-4)²-4.4.1                x=  4+/-0  

    Δ=16-16                                8                                                     Eu usei:  Î=Δ        

    Δ= 0                               x=1/2 = 0,5

 

 

 

b)x²-12x+36=0                 x=  -b +/- \sqrt{Δ}  

    Δ=b²-4.a.c                                  2.a

    Δ=(-12)²-4.1.36            x=  12+/-0  

    Δ= 144-144                                2

    Δ= 0                                x=6

 

 

Pronto espero ter ajudado. Se gostou agradeça =). Por favor ecolha como a melhor resposta =)

1 5 1
2012-12-18T11:58:12-02:00

a)   4x² - 4x + 1 = 0
 FORMULA DE BASKHARA:
 ax² + bx + c = 0
 a = 4
 b = -4
 c = 1

 ∆² = b² - 4ac = (-4)² - 4.4.1 = 16 - 16 = 0
 ∆ = 0
 

x' = -b/2a + ∆/2a = 4/8 + 0/8 = 1/2
 x" = -b/2a - ∆/2a = 4/8 - 0/8 = 1/2
 4x² - 4x + 1 = (2x - 1)(2x - 1)

b)   x²-12x+36=0
12+|- raiz 144-144/2
12+|- 0/2
x=12/2 = 6