Respostas

A melhor resposta!
2013-12-12T20:16:01-02:00
Verbo transitivo é aquele que necessita de complemento para ter sentido.
verbo transitivo direto é aquele não necessita de uma preposição para fazer a ligação entre o verbo e o objeto direto
verbo transitivo indireto é que necessita de preposição.

verbo transitivo
ex:Eu gosto de doce.
o verbo gostar é transitivo pois não há sentido sozinho
e é verbo transitivo indireto ,pois necessita da preposição ''DE'' para fazer a ligação entre o verbo e o OBJETO DIRETO (DOCE)


2 5 2
1) Transitivo direto - pede objeto direto.
Os meninos da classe compraram pipocas.

2) Transitivo indireto - pede objeto indireto
As meninas gostam de paçoca.
valeu mesmo phrf
2013-12-12T20:22:46-02:00
Transitivo direto, não possuem sentidos completo, devem ser um complemento (objeto). Eles não tem preposição por isso se chamam assim.
ex: Maria comprou um livro

Transitivo Indireto, também não possuem sentido completo, para ter o complemento, tem que ser acompanhado de uma preposição.
ex: Gosto de filmes.
vlw
1 4 1