Respostas

2013-12-13T09:51:14-02:00
Creio que a resposta que você procura seja essa:

Primeiramente vamos começar pelo "descobrimento" do Brasil, essa expressão já está errada e expõe o eurocentrismo que é praticado até hoje, ou seja, Portugal não descobriu nada, isso porque os índios já habitavam essas terras, muito antes de os portugueses chegarem.
O trecho acima já nos da uma dica sobre como era e ainda é a cultura européia, já que Portugal desconsiderou a existência dos índios, e isso ocorreu através do eurocentrismo que nada mais é que a valorização da cultura européia como sendo superior a outras culturas.
O primeiro conhecimento educacional que chegou ao Brasil foi direcionado aos índigenas, esse conhecimento era o ensinamento da crença cristã e esse ensinamento era feito através das "catequeses" que eram promovidas pelos missionários jesuítas. Dessa maneira, Portugal queria transformar o Brasil em um país europeu fora da Europa.
E outra questão, os escravos negros não tinham acesso algum à educação, e quem estudava, estudava nas escolas religiosas ou viajavam para a Europa.
1 5 1