Respostas

2013-12-12T23:37:34-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Esther,

1- o que procuravam os portugueses em suas viagens maritimas? Os portugueses procuravam ficar ricos. Uma das perspectivas disso acontecer era através das especiarias (produtos que "disfarçavam" o gosto de alimentos estragados ou ruins, haja vista que não havia geladeira na época). Eles compravam pimenta, açúcar, seda, porcelana, cravo, dentre outros produtos a baixos preços nas Índias e revendiam por preços altíssimos na Europa. Obviamente, achar ouro e pedras preciosas, tais como os espanhóis encontraram com os incas e astecas teria sido muito bem-vindo, mas isso não ocorreu nos territórios portugueses, só acontecendo a descoberta de ouro vários séculos depois da descoberta das terras que viriam a ser o Brasil.

2- Que outros interesses tinham os portuguesses além do comercio? Obter novos territórios com muitos súditos que pudessem trabalhar pesado e produzir dinheiro. Na verdade, se no Brasil houvesse uma civilização organizada e cheia de ouro e prata como a dos astecas e incas, os portugueses teriam invadido e conquistado, de modo semelhante ao que os espanhóis fizeram.

4- por que o brasil interessava a Portugal? Aqui havia uma grande quantidade de pau-brasil, do qual se podia extrair uma tinta vermelha muito importante e cara na Europa. Além disso, havia a pimenta, outra especiaria importante, dentre outros produtos e animais interessantes. A terra em si também parecia bastante boa para a agricultura e ainda se esperava encontrar ouro, prata, e pedras preciosas por aqui.

5- Que países assinaram o tratado de tordesilhas? Foi um tratado entre as duas grandes potências mundiais da época: a Espanha e  Portugal, dividindo as terras que a serem encontradas no caminho através do oceano Atlântico.

5 5 5