Para entendermos os dilemas da sociedade atual é necessário entender a sua origem. Somos o desdobramento de uma civilização que iniciou sua jornada a mais de 500 anos, o Ocidente. Desde a expansão marítima, iniciada pelas nações ibéricas (Portugal e Espanha), no Século XV, a conquista planetária se acentuou e continua em andamento. Submissão do Planeta à integração econômica que gerou e desenvolveu o capitalismo; a expansão da cultura ocidental e a transformação em conceito mundial do cristianismo e das formas de governo ocidental são algumas demonstrações do domínio que se difundiu. Sobre esta questão, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS A civilização ocidental marcou esta conquista pela tolerância com os demais povos integrados à economia capitalista. Ainda hoje podemos observar a preservação de culturas e grupos humanos que mantêm sua originalidade, demonstrando a tolerância do ocidente. Destruição, pilhagem, aculturação foram algumas das características da dominação promovida pela Civilização Ocidental sob o mundo. Esta forma de dominação redesenhou o mapa-múndi e ainda determina a relação entre as nações do Planeta. A racionalidade sempre foi o condutor de maior relevância da civilização ocidental em suas conquistas. A capacidade de compreensão científica levou a tolerância e o aproveitamento de valores culturais necessários para a expansão ocidental. A cultura cristã foi fundamental ao desenvolvimento do ocidente. Sustentada na busca de valorização do próximo e na convivência pacífica com diferentes crenças, o cristianismo colaborou para a convivência com os demais cultos a divindades pagãs.

1

Respostas

2013-04-18T19:11:44-03:00

 Destruição, pilhagem, aculturação foram algumas das características da dominação promovida pela Civilização Ocidental sob o mundo. Esta forma de dominação redesenhou o mapa-múndi e ainda determina a relação entre as nações do Planeta.

A DOMINAÇÃO EXISTE ATE HOJE SOMOS SERES DOMINADOS PELO CAPITAL, ISSO DESDE O PRINCIPIO OCORREU, A ACULTURAÇÃO DE OUTROS POVOS FOI O QUE TRANSFORMOU  TUDO, EXEMPO O BRASIL SE NÃO TIVESSE OCORRIDO AS AULAS REGIAS , A IMPLANTAÇÃO DO RATIO STUDIORUM NAO SERIAMOS O QUE SOMOS, E ISSO FOI ATRAVEZ DE LUTAS E TOTAL DOMINAÇÃO, ATE SE FORMAR ESTE MUNDO CAPITALISTA EM MEIO A EXPLORAÇÃO DOS ALIENADOS DO TRABALHO.