Respostas

2013-12-14T17:03:29-02:00
Milenaviana3, beleza ?

Bem, antes devemos relembrar o que é f(x) e x.
Os valores atribuído para x, são aqueles  pontos pertencente ao das ordenas (o eixo que fica na horizontal) e f(x) são valores calculados apartir  de uma função.
E os valores calculados em f(x) pertencem ao eixo y (o eixo das abcissa )
Então  suponhamos que determinamos um faixa  de valores x como os números de -3 a 3.
Então, substituindo os valores de x  logo após o sinal de igualdade, para determinar os valores de f(x).
Então para
x     y
-3  -16
-2  -14
-1  -12
0   -10
1   -08
2   -06
3   -04

Que formam os seguintes pontos no plano cartesiano
A(-03,-16), B (-02, -14), C (-01,-12), D (00,-10) , E (01,08), F (02,-06), E (03,-04)

E para determinar onde cada ponto fica no plano, basta traçar retas perpendiculares em cada eixo. E a intersecção de cada reta, traçadas anteriormente, vai dar o ponto que queremos.
Exemplo o ponto  A (-03, -16)

No eixo x você vai traça uma reta perpendicular ao eixo x no ponto -03. Em seguida na reta y você vai traçar uma reta perpendicular ao eixo y no ponto -16.
No local em que cada um dos eixo se cruzarem é o ponto que você procura.
E fazendo assim com outros pontos você determina a localização de cada ponto.

Depois só ligar os pontos, respeitando a orientação ou da esquerda para direita ou vice-versa.

Um abraço !!!
E uma dica, é uma reta.
Ou use o Geogebra para lhe mostrar o gráfico.
A melhor resposta!
2013-12-14T17:28:56-02:00
Cara milena,
... Por ser um pouco difícil fazer esse  gráfico aqui posso lhe dá algumas dicas, para que vc faça manualmente  o gráfico da função:

PRIMEIRO  trabalhe com a função determinando cada um dos y [representado por f(x) ]
 f(x)=2x-10
ESCOLHEMOS 5 VALORES ALEATÓRIOS PARA O X, SÃO ELES:    --2, -1, 0, 1, 2
feito isso substituímos na função cada valor de cada vez>

f(2)= 2.2-10      f(1)= 2.1-10            f(0)= 2.0- 10     f(-1)= 2(-1) - 10  f(-2)=2.2-10
f(2)= 4-10         f(1)=2-10                f(0)= -10          f(-1)=-2-10         f(-2)=-4-10
f(2)= -6             f(1)= -8                                        f(-1)=-12             f(-2)=-14


após isso formamos os pares ordenados da função  que seriam os seuintes:
(2, -6), (1, -8) , (0,-10), (-1, -12),(-2,-14)
De posse desses dados traça-se dois eixos perpendiculares(se cruzam formando 90°, um fica na vertical e outro na horizontal) o vertical é o eixo dos y, já o horizontal é dos x.
Após traçar os eixos basta numerar seus eixos com os valores encontrados marcar o ponto de encontro deles, e finalmente traçar uma reta ligando os pontos.

2 5 2
vc pode mim dizer quais numeros fica no x?