Para determinar a altura de um edifício, um observador coloca-se a 30m de distancia e assim o observa segundo um angulo de 30º, conforme mostra a figura. Calcule a altura do edifício medida a partir do solo horizontal . Dado Raiz de três = 1,73.

2

Respostas

2013-12-15T16:00:09-02:00
Tangente de 30 = x/30
√3 / 3 = x / 30
1,73 / 3 = x / 30

3x=51,9
x=51,9/3
x=17,3 m

Somamos:

17,3 m + 3 m = 20,3

Altura: 20,3 m. 

29 3 29
tem ctz??
sim!
Esta errada!
Caro amigo a minha não está errada pode pesquisar em qualquer livro e internet e verá que tg de 30 é raiz de sobre 3 e não raiz de 3 apenas.
verdade
A melhor resposta!
2013-12-15T16:01:10-02:00
A altura do edifícil vai ser o seno de 30º mais a altura do objeto de medição, logo:

Tg 30º = seno/cosseno 

 \sqrt{3} / 3 = X / 30

1,73/ 3 = X / 30

3x = 1,73 * 30

3x = 51,9

x=51,9/3

x=17,3

17,3m +3m =20,3 m

O edifício possui 20,3 metros
19 4 19
tem ctz??
Está errado pois tangente de 30 é raiz de 3 /3 e não apenas raiz de 3.