Respostas

2013-04-18T20:26:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Primeiramente você oberva quem oxidou e quem reduziu:

 

Fe + CO2 ---->  Fe(O2)3-  + C

 

Observando a equação, o elemento Fe oxidou pois ele passou do nox = 0 para + 1

 

Já o Carbono passou de +4 para 0 portanto ele reduziu

 

Agora achando o delta, ou seja, seu deslocamento:

 

Fe Delta = foi de 0 para 1 = seu delta é 1

C Delta  = foi de 4 para 0 = seu delta é 4

 

Agora multiplica o numero de elementos presentes

 

Fe1 X 1  = 1

C1 X 4  = 4

 

Invertem-se os numeros e fica

 

4 Fe

1 C

 

Agora é só colocar na equação e depois tentar por modo de tentaviva

 

Fe +  12 CO2 ---->   4 Fe(O2)3-  + 12 C

 

Veja se entendeu, pq aqui é meio dificil explicar corretamente.

 

\boxed{4 Fe + 12 CO2 ----> 4 Fe(O2)3- + 12 C}

 

 

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-04-18T20:28:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Primeiramente você determina quem oxidou e quem reduziu.

 

Feito isto, você vai determinar o "delta", ou seja, o valor de eletrós que foram perdidos ou recebidos. Não importa se for negativo ou positivo, delta será sempre um número positivo:

 

OXIDOU => Δ = X

REDUZIU => Δ = y

 

Se o elemento que tiver oxidando ou reduzindo tiver mais de um átomo, você não esquece de multiplicar. Por exemplo, se tiver 2 embaixo do elemento X, você irá multiplicar o delta duas vezes.

 

Determinando os deltas, você inverte os números. O número que der em quem oxida, você vai colocar na frente de quem reduziu, e assim, com quem reduz. Depois, adicione os números encontrados na fórmula, e balanceie normalmente.

 

___________________________

 

Vou te dar um exemplo:

 

NH_{3} + O_{2} => NO + H_{2}O

 

NoxH3 = +1, portanto nox N=-3

NoxO2 = 0 (substância simples

 

Nox O = -2, portanto, noxN=+2

NoxO = -2, portanto, noxh2 = +1

 

Pronto, agora pelo nox dá pra ver quem oxidou e quem reduziu. Quem oxidou foi quem seu nox aumentou, ou seja, o N (de -3 para +2) e quem reduziu foi o O2 (de 0 para -2)

 

Agora vamos montar:

 

OXIDOU => NH_{3} = > \Delta = 5

 

REDUZIU = > O_{2} => \Delta = 2*2 = 4

 

Agora inverte-se os deltas, ficando:

 

4NH_{3}

 

5O_{2}

 

Vamos agora colocar na reação:

 

4NH_{3} + 5O_{2} => NO + H_{2}O

 

Agora é só balancear normalmente: Tudo que tem de um lado, tem que ter do outro, na mesma quantidade. Portanto, fica:

 

\boxed{4NH_{3} + 5O_{2} => 4NO + 6H_{2}O}

 

1 5 1