O mercúrio é um dos metais pesados mais conhecidos. Em relação a ele, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I) Além das emissões naturais, grandes quantidades de vapor de mercúrio são lançadas ao ar, através das emissões realizadas pelas atividades humanas, como: a combustão de carvão ou óleo combustível, a incineração de lixo, indústria farmacêutica, na agricultura como inseticidas e fungicidas, interruptores elétricos, baterias, bulbos de lâmpadas fluorescentes, em lâmpadas a mercúrio, baterias de celular, termômetros, entre outros, tornando a concentração local de mercúrio maior que aquela produzida naturalmente, o que pode gerar sérios problemas ambientais.

II) O mercúrio é o mais volátil de todos os metais e seu vapor é altamente tóxico espalhando-se dos pulmões para a corrente sanguínea, e depois atravessando a barreira sangue-cérebro ele penetra no cérebro, por outro lado, o mercúrio líquido não é altamente tóxico, pois a maior parte do que é ingerida é excretada.

III) Intoxicações leves com mercúrio podem causar dor de estômago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória, fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção.

IV) O mercúrio é o único metal líquido e tem densidade de 13,5335 g/cm3.

1

Respostas

2013-12-17T20:09:34-02:00
Alternativas de respostas possiveis seriam...
a- 1 e 2
b- 2 e 3
c- 3 e 4
d- 1, 3 e 4
e- todas..
-----------
ao meu ver a 2 está errada e a 4 está correta, a 1 eu fiquei meio em dúvida om algumas informações então vou arriscar a alternativa C 3 e 4 estão corretas,