"Eu aceito com entusiasmo o lema que afirma 'O melhor governo é aquele que menos governa'; e gostaria de vê-lo posto em prática de forma sistemática. Uma vez posto em prática, ele acabaria resultando em algo que também acredito -'0 melhor governo é aquele que não governa'; e quando os homens estiverem preparados, será exatamente este o tipo de governo que irão ter." (Henry Thoreau)

1º) Explique por que a frase é adequada a concepção anarquista.
2º) A partir da citação, justifique a critica que os anarquistas fizeram à ditadura do proletariado.

2

Respostas

2013-12-16T23:56:13-02:00
1ª) é adequada por expressar a frase, "O melhor governo é aquele que menos governa", passando ao leitor, a idéia da diferença de domínio governamental exercida sobre o povo, com o domínio desejado.

2ª) Os anarquistas em seus questionamentos, criticam o modo de como o governo age sobre eles, dizendo indiretamente, que o governo atualmente ativo, atua somente a seu próprio benefício. Quando a sitação que diz "O melhor governo é aquele que menos governa'' é expressa pelos anarquistas, os mesmos afirmam que querem um gorverno que aja somente para o necessário e não com segundas intenções.

7 4 7
2013-12-17T21:56:19-02:00
1) A concepção do Anarquismo (Ana=não) o governo do não é uma ideologia doutrinada e fundamentada por Bacunim;  tem como princípio a necessidade da não existência de um governo e o fim da máquina pública de governar no modelo da "pólis" (seja socialista, capitalista; neo liberal ou qualquer outra) que está instaurada e no "status quo" (ordem social) vigente.
2) A ditadura do proletariado seria o segundo estágio do socialismo científico de Karl Marx onde os proletários tomariam o poder burguês e instaurariam sua forma de governar socialista através da ditadura do proletariado o que é questionado pelos "anarquistas" por que seria uma nova forma de governo o que seria rejeitado por eles. 
2 2 2