(Unicamp) Os grupos sanguíneos humanos podem ser classificados em 4 tipos: A; AB; B; O
, e de acordo com o Rh + ou - ,
a)Explique como o sangue de uma pessoa pode ser identificado em relação aos sitemas ABO e Rh.
b) Explique por que uma pessoa com sangue tipo O é doadora universal mas só recebe de O e AB é receptora universal, mas não pode doar para os outros tipos.

2

Respostas

2013-12-17T10:58:47-02:00
A) São empregados anticorpos de coagulação para identificar os antígenos desses sistemas ABO E Rh;
b)Pois o Tipo O não apresenta antígeno na superfície de suas hemácias e portanto, não é reconhecido pelos anticorpo A e B. por outro lado, apresenta anticorpos para A e para B; já o  tipo AB, é tido como receptor universal, pois recebe do tipo O, que não apresenta antígeno, e de A e B por reconhecimento.  

11 4 11
A melhor resposta!
2013-12-17T11:06:16-02:00
a)Isso se faz por meio de tecnicas laboratoriais de adição de anticorpos  para saber o antígeno da pessoanas hemáceas dela.A presença somente do antígeno A,revela que essa pessoa é do grupo A,por exemplo.Já sobre o sistema RH,existe o antígeno RH...os que tem isso são RH+,os que n]ão o têm são RH -.

b)Porque gente do tipo O,não apresenta antígenos nas suas hemáceas,daí não aglutinam na presença de qualquer antígeno,mas ñ pode doar,pq no plasma está presente os dois anticorpos... =>Doador universal)
Já o povo AB é o contrário...ele têm os dois antígenos nas hemáceas,e nenhum anticorpo no plasma(Os sortudos da biologia...receptores universais)
6 4 6