Respostas

2013-12-17T12:23:41-02:00
As placas tectonicas estão relacionadas com a deriva continental desse modo:

Na pangeia, todos os continentes juntos num pegaço de terra, as placas começaram a se movimentar 
de forma devagar, portanto a longo de muito tempo. Com o tempo passando a as placas sofreram muitas alteraçõe, culminando em terremotos- que resultaram nos vulcões e em grandes cadeias de montanhas; tsunamis ou maremotos - que por colisōes e movimentos das placas tectonicas se formam e são agentes modificadores de terreno.
Como exemplo atual temos a falha de San Andreas (acho que esse é o nome) situada na California as placas tectonicas de lá estão prontas para colidir a qualquer momento gerando uma grande atividade sismica. Lá nos Estados Unidos naquela area há muitos laboratórios e que tentam prever quando ocorrerá o terremoto. 
Como outro exemplo temos a cordilheira dos andes nas quais os dobramentos modernos estão em movimento constante tanto que há muitos terremotos na area.

Para esclarescer os dobramentos modernos são resultado de uma atividade recente entre placas tectonicas ( recente para idade do planeta ) e diferente dos dobramentos antigos tem mais mobilidade e são mais acidentadas.

Os principais tipos de limites entre placas tectonicaa são:

Convergente este é destrutivo ocorre com movimentação horizontal das placas.
 
Divergente podendo formar cordilheiras

E o de subducção que forma grandes depressões de enormes profundidades principalmente no mar.