Calcule o valor numérico das seguintes expressões algébricas:
a) 2x²-5x-9, quando x= -3
b)3x+y/x²,quando x=¹/4 e y 3/10

2
a questão é dessa forma queu digitei mesmoo
Sim exatamente Franciele na verdade deve ser assim: (3x+y)/x²
Foi como eu resolvi.
então qual é a resposta certa da B?
Se simplificada, seria 84/5

Respostas

2013-12-17T16:28:33-02:00
2x²-5x-9 (para x= -3)
2.(-3)²-5.(-3)-9
2.9+15-9
18+6=24

3x+y/x² (para x=1 e y= 3 )       
                           4        10

3.(1/4) + 3/10 =  3/4+3/10 = 21/20 =    21x 16 = 336
       (1/4)²                 1/16         1/16        20    1       20


5 3 5
A melhor resposta!
2013-12-17T17:25:35-02:00
A) 2x² - 5x - 9, quando x = -3
2 (- 3)² - 5 (- 3) - 9 =
2 * 9 + 15 - 9 =
18 + 15 - 9 =
33 - 9 =
24

b) 3x + y/x², quando x = ¹/4 e y 3/10
3 (1) +  3    
    4     10       =
           (1
            4
        
3 +   3   
÷ (1  =
4     10      4
3 +   3  
÷   1   =
4     10     16
3 +   3  *   16   =
4     10       1
3 +   48 =
4      10
mmc (4, 10) = 20
15 + 96 =
   20
 111
  20
3 5 3