Os metais pesados absorvidos pelo ser humano são depositados no tecido ósseo e gorduroso deslocando minerais nobres dos ossos e músculos para a circulação causando doenças, assim pode-se afirmar que o consumo habitual de água e alimentos contaminados coloca em risco a saúde da população. Os moradores que residem em torno de fábricas de baterias artesanais, industriais de cloro-soda que utilizam mercúrio, indústrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas, correm risco de serem contaminados. Os metais, de acordo com sua aplicação ou efeito sobre os organismos vivos, podem ser classificados em três grupos. Diante deste contexto, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a correta.
I) Metais essenciais: são os metais com funções essenciais na matéria viva. O Na, K, Mg, Ca que são considerados macronutrientes.
II) Metais tóxicos: são metais que não têm função metabólica conhecida. São eles Ag, Cd, Sn, Au, Hg, Tl, Pb, Bi e Al, além destes, o germânio, arsênico, antimônio e selênio são considerados tóxicos apesar de serem semimetais e exercerem efeitos diferentes dos metais tóxicos.
III) O alumínio em decorrência da solubilização de alumino-silicatos nos solos, em consequência das chuvas ácidas e das espécies de Al (III), é tóxico às bactérias do solo e acabam gerando problemas em horticultura.
IV) Metais indiferentes: metais como Rb, Cs, Sr e vários metais de transição são por vezes acumulados nas células por interações físico-químicas não específicas ou por mecanismos específicos de transporte.

alternativas

I
II e IV
III
I, II e III
TODAS

1

Respostas

2013-12-17T20:31:49-02:00
I)correta porque os metais essenciais são compostos por k,Na,Mg,Ca e eles são considerados macronutrientes por serem construtores do meio intracelular ' por isso mesmo sua concentração costuma ser elevada.
II)correta pois os metais classificados como tóxicos não têm funçção
metabólica conhecida. São eles Ag, Cd, Sn, Au, Hg, Tl, Pb, Bi e
Al. Germânio, arsênico, antimônio e selênio são incluídos entre os
metais tóxicos para fins de estudo, embora sejam na verdade,
metalóides. Sua química é aniônica e não catiônica e,
portanto, os metalóides exercem efeitos diferentes dos metais
tóxicos.
III)correta quando o ion Al(III) esta presente no solo por ser muito reativo preujudica as funçoes celulares das bacterias
IV) correta como Rb, Cs, Sr e vários metais de transição, são por
vezes acumulados nas células por interações físico-químicas
não específicas ou por mecanismos específicos de transporte. Os íons acumulados
podem exercer efeitos biológicos indiretos como a substituição
do íon K+2 na neutralização de cargas de Rb+ ou Cs+
1 5 1
bom sendo assim acertei, todas estão corretas, obrigado