Respostas

2013-12-18T12:04:06-02:00
Pois muitos livros didáticos abordam variantes da nossa língua portuguesa usando uma linguagem popular, como por exemplo, "nós pega o peixe".
2013-12-18T12:17:36-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O documento fala em duas situações, quanto à aprendizagem da Ortografia: a exigência de decoreba, sem levar em conta que existem casos em que há uma regra e outros não; que existem palavras de uso frequente e outras não. E o fato de que raramente o aluno é colocado em uma situação real de produção, na qual ele se dê conta da necessidade de escrever corretamente as palavras.
Pegando o gancho das variedades lingüísticas: "tem hora que rola", mas "há momentos em que não são adequadas". O PCN recomenda que os alunos sejam apresentados ao conceito de variedade para que entendam que a língua do bairro deles não é "errada", é diferente da língua formal, e que eles têm que dominar a formal para se tornarem aptos a ocupar posições de maior prestígio. Negar esse conhecimento é condenar o aluno a falar errado sem nem saber por que e como (e quando) mudar. Tá la nos PCN.
Mas na minha resposta eu considerei "escrever errado" falhas na ortografia. Tem mais, muito mais...