Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-12-18T12:51:48-02:00
Basta vc fazer o determinante e esse determinante deve ter o resultado igual a zero para que seja colinear

2  -3   1
a   7   1  = 0
a   1   1

14 -3a +a -7a -2 + 3a =0
-6a + 12 = 0
6a = 12
a= 12/6
a=2
1 5 1
2013-12-18T12:54:40-02:00
Se são colineares, se você montar a determinante, ela tem que ser = 0; logo:
II 2 -3 1 II
II a 7 1  II
II a 1 1  II  = 0

14-3a+a-7a-2+3a = 0
-6a = -12
a = 2