Equaçao do 1grau
a) 9.(3x-1)-5=20x
b) 3.(x+1)+31=2.(3x+5)
c)2x sobre 5 -2=x sobre 4+4
d)x-x sobre 9=8 sobre 3

e)5xsobre 4-3x-9 sobre 6 =9sobre 2


agradeceria muito se me ajudasse nessas questoes

2
a noite vou mandar mais algumas perguntas pra vcs flw

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-18T15:51:33-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A) 9 . (3x - 1) - 5 = 20x
27x - 9 - 5 = 20x
27x - 20x = 9 + 5
7x = 14
x = 14 ÷ 7
x = 2


b) 3 . (x + 1) + 31 = 2 . (3x + 5)
3x + 3 + 31 = 6x + 10
3x - 6x = 10 - 3 - 31
- 3x = - 24
x = - 24 ÷ (- 3)
x = 8

c) 2x - 2 =  x  + 4      
     5           4
mmc (4, 5) = 20
8x - 40 = 5x + 80
8x - 5x = 80 + 40
3x = 120
x = 120 ÷ 3
x = 40

d) x - x   = 8
         9      3
mmc (3, 9) = 9
9x - x = 24
8x = 24
x = 24 ÷ 8
x = 3

e) 5x - 3x - 9 = 9
    4           6    2
mmc (2, 4, 6) = 12
15x - 36x - 18 = 54
- 21x = 54 + 18
- 21x = 72
x = 72 ÷ (- 21)
x = - 24/7
1 5 1
2013-12-18T18:24:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a)      9.(3x-1)-5=20x
27x-9-5=20x
 27x-20x=14
7x=14
 X=2 
 
b) 3.(x+1)+31=2.(3x+5)

 3x+3+31=6x+10
3x-6x=10-34
 -3x= -24
 X= -24/-3
 X=8

c)
\frac{2x}{5} -2=\frac{x}{4} +4
 8x-40=5x+80

8x-5x=80+40
 3x=120
X= 120/3
X=40

d)
 x - \frac{x}{9}= \frac{8}{3}    
9x-x=24
 
8x=24

X= 24/8
X=3  

e)[tex] \frac{5x}{4}-3x-\frac{9}{6}= \frac{9}{2}
15x-36x-18=54
 -21x=54+18
-21x=72
 X= 72/-21
Simplificando por 3
 X= - 24/7