Respostas

2013-12-18T23:37:24-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

1) Ao se referir às Índias ou Índias Orientais, os europeus se referiam às terras do Sul e Sudeste da Ásia, território que corresponde, atualmente, aos países da Índia, Paquistão, Bangladesh, Myanmar, Nepal, Butão, Sri Lanka, as Maldivas, principalmente Indonésia, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Brunei, Cingapura, Filipinas, Timor Leste e Malásia. Estritamente falando, o termo "Índias" era usado para se referir às ilhas do Sudeste da Ásia, especialmente o Arquipélago Malaio. Esse nome "Índias" deriva do nome do rio Indus, sendo usado à época para as partes da Ásia sob influência cultural indiana, com exceção do Vietnã, que apresentava uma influência cultural chinesa). Nesses locais era possível obter as especiarias, tão caras na Europa, como a canela, o açafrão, o anis, a noz-moscada, o cravo-da-índia, a pimenta-do-reino, dentre outros.

2) A invasão e ocupação de Ceuta pelos portugueses em 1415 teve motivações econômicas e estratégicas. Era uma cidade extremamente rica, sendo um entreposto comercial. Além disso, havia a guerra da reconquista, com a expulsão dos mouros muçulmanos, com um grande concentração na cidade de Ceuta. Foi possível, assim, pilhar a cidade e dividir os bens das pessoas de lá entre os invasores. A cidade foi, então, tomada e governada pelos portugueses também como uma medida de enfraquecer o poder econômico e bélico do Marrocos.  

3) A Bula Inter Coetera foi a primeira bula papal que dividia o  "novo mundo" entre Portugal e Espanha, utilizando-se de um meridiano situado a "100 léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde, de maneira que as terras a oeste do meridiano seriam espanholas, e as que estivessem a leste, seriam de Portugal. Ela foi realizada pelo Papa Alexandre VI em de maio de 1493.
2 5 2