Respostas

2013-12-19T14:54:54-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Tem que ser em linguagem formal? Ok. Lá vai:

Os produtos brasileiros exportados apresentam melhor qualidade em comparação aos similares que abastecem o mercado interno. Isso acontece por que o mercado consumidor externo apresenta parâmetros mais alto quanto à aceitação dos produtos, a expectativa do consumidor externo é diferente, assim como os preços praticados dentro e fora do país.

Os órgãos que atestam as normas de fabricação, similares ao nosso InMetro, possuem normas muito mais rígidas. O patamar é mais alto tanto pelas expectativas de segurança serem mais altas - é só lembrar da obrigatoriedade de airbags, lei que vigorará no Brasil a partir de 2014, enquanto na Europa todos os carros possuem o equipamento sem a necessidade de lei - quanto pela cultura do consumidor, que espera um alto nível, seja em produtos industrializados, seja em alimentos.

Existe também a questão dos preços. Ao forçar a indústria brasileira a aumentar a qualidade dos produtos, o mercado internacional provoca uma alta no preço dos mesmos, o que serve à política de proteção da indústria nacional (deles). Por outro lado, nossa indústria nacional não oferece os mesmos produtos aqui exatamente para não ser obrigada a elevar os preços praticados, o que teria impacto negativo nas vendas.

Recapitulando: padrões de segurança mais rígidos, uma cultura diferente por parte do consumidor e os preços na gôndola. Esses três fatores podem explicar as discrepâncias entre produtos brasileiros e produtos made in Brazil.
2 5 2
Desculpe Alineonline, sua resposta está muito extensa. Estou sem espaço suficiente no papel, mesmo assim, obrigada!
Tudo bem. Mas eu escrevi no esquema da dissertação: introdução - desenvolvimento - conclusão. Sendo assim, você pode usar apenas o primeiro parágrafo, que apresenta tudo o que eu expliquei nos parágrafos seguintes.
Obrigada! :D
De nada!
Acabei de escrever aki e deu ceertinho!! Vlw ;)